Cadela que perdeu a visão faz sucesso ajudando crianças e adultos autistas
A Golden retriever Dutchess nasceu em janeiro de 2003 e sete anos depois começou a ter dificuldade para enxergar. O veterinário a diagnosticou com uveíte pigmentar, uma doença hereditária da raça que causa a inflamação nos olhos, eventualmente muito dolorosa e, quando a medicação deixa de ser eficaz, a remoção dos olhos é o único modo para aliviar a dor.
Dutchess teve seus olhos removidos em fevereiro de 2011. Mas pouca coisa mudou em sua vida. Ela continuou a ser um animal extremamente feliz e a trabalhar. Sim, trabalhar. Ela é uma cadela de terapia em hospitais, escolas e asilos.
Dutchess trabalha com adultos e sobretudo crianças com autismo. Em alguns casos, ela visita salas de aula e torna-se parte da aula de leitura de uma criança, auxiliando com os objetivos da fala ou outros empreendimentos acadêmicos.
Dependendo das necessidades do indivíduo, a visita de Dutchess pode envolver caminhadas, escovação, carinho, e alimentá-la, lendo para ela, brincar com ela, ou simplesmente sentar-se calmamente e desfrutar de seu comportamento pacífico.
Fonte: Metamorfose Digital