Cão que esperou dono por 12 anos é homenageado com monumento
A gente pensa que somos nós que escolhemos nossos animais de estimação, mas na verdade eles é que nos escolhem… Em 2002 na cidade de Budapeste, na Hungria, quando o dono do cão Beni morreu o animal ficou desolado. Durante 12 anos ele esperou em frente à casa em que viveram juntos na esperança de que seu dono voltasse para ele.
Muitas pessoas comovidas com a situação do cachorro, tentaram adotá-lo e o levaram para suas casas. No entanto o cão sempre voltava ao local e ali ficava. Sempre que avistava ao longe alguém que se parecia com seu antigo dono, o cão corria a seu encontro para depois perceber com tristeza que não era quem ele achara ser.
E assim, numa esperança infinita de reencontrar seu grande amigo, Beni sobreviveu graças à ajuda dos vizinhos que lhe davam água e comida. Em 2012, a prefeitura da cidade assumiu os cuidados do cachorro e lhe garantiu alimentos e cuidados veterinários.
Em março deste ano Beni se foi, mas sua história de amor e lealdade motivou uma petição pedindo para que a prefeitura homenageasse o animal. O pedido foi atendido no último dia 13 quando um monumento de bronze com a imagem de Beni foi instalado em uma esquina do bairro em ele costumava ficar com a frase: “Beni, o cachorro fiel”.
Uma história semelhante à de Beni aconteceu no Japão e serviu de inspiração para um filme estrelado pelo astro Richard Gere. “Sempre a Seu Lado” mostra o amor e lealdade de Hatchiko por seu dono. Ele o aguardava voltar do trabalho todos os dias em uma estação de trem. Quando o homem faleceu, o cão o esperou por quase 10 anos, até seu último dia de vida.
Veja fotos do cão Beni e do monumento feito em sua homenagem: