Cão surdo que sofria maus-tratos é adotado e aprende a se comunicar por sinais
O cão Horus nasceu surdo e teve um triste início de vida. Morando nas ruas da Escócia ao lado de seus donos viciados em heroína, o cão apanhava e passava fome. Quando foi resgatado por voluntários de uma ONG, ficou 18 meses à espera de adoção, pois por ser surdo as pessoas acreditavam que seriam difícil criá-lo.
Um dia uma mulher chamada Rosie Gibbs, uma especialista em língua de sinais, finalmente fez a vida do cão mudar para melhor. Ela o adotou e queria mostrar que cães surdos podem aprender a se comunicar.
Em apenas duas semanas ele aprendeu 15 comandos. Ela diz: “Ninguém queria levá-lo por causa de seu comportamento. Ele costumava ficar agressivo quando estava entre cães e pessoas, mas depois que ensinamos alguns comandos, Horus começou a entender e passou a ser um animal de estimação brilhante!”.
Ela treina Horus com uma forma básica diferenciada da língua de sinais ensinada às crianças em seu país. Em 5 anos Horus memorizou 56 comandos, conheceu uma série de truques e ganhou inúmeros prêmios, como o prêmio “Bom Cidadão” no Kennel Club.
“Um cão surdo não consegue, obviamente, ouvir você, assim você não pode, por exemplo, chamá-lo de volta, por isso eu tinha que treiná-lo com “truques” a cada 20 segundos. Estes truques eram os sinais da língua de sinais de meu país”, disse.
Rosie afirma que Hórus não pode ouvir, mas seus outros sentidos são mais fortes. Ela descreve: “Ele pode me dizer quem está no outro lado da minha cerca do jardim apenas por seu faro e pela sombra. Se eu entrar em uma sala, ele percebe a mudança de luz e se vira para ver quem é.”
Rosie ajuda outros donos de cães surdos e incentiva os outros a não ignorá-los, pois são animais de estimação em potencial. “As pessoas pensam que cães surdos são diferentes e estúpidos e que não podem ser treinados, mas Horus é uma prova de que isso é possível. Ele é um membro da família.”
Assista ao vídeo que mostra Horus obedecendo alguns comandos: