Morador de rua muda de vida e vira artista de sucesso graças a cachorro
O inglês John Dolan de 43 anos não teve uma vida fácil. Viveu como sem teto mendigando pelas ruas de Londres por mais de 20 anos, já foi preso e viciado em heroína. Sua história apenas começou a mudar em 2007, quando uma moradora de rua ofereceu a ele um filhote de cachorro pelo preço de uma lata de cerveja.
John batizou o cão da raça staffordshire bull terrier como George e não fazia ideia de que aquele momento seria o começo de uma nova vida. Como precisava cuidar não apenas mais de si mesmo, mas também de seu cachorro, John resgatou um hobby de infância e passou fazer desenhos simples de seu companheiro e da arquitetura local para vender.
Os desenhos elaborados acabaram despertando o interesse da Howard Griffin Gallery, uma galeria de arte de Londres. A partir de então tudo mudou.
John foi convidado para estrear sua primeira exposição e vendeu todas as suas obras rapidamente. Desenhos que antes ele trocava por quantias irrisórias ou por comida, agora passaram a valer entre 3 mil e 4 mil libras.
Todo sucesso que conquistou John atribui a George, que atualmente tem sete anos: “Sinto que ele é o meu anjo da guarda. Se não fosse por ele nunca teria pego na caneta”, disse ao The Guardian.
Para celebrar seu sucesso, o artista publicou um livro, chamado “John e George – O cão que mudou minha vida” contando sobre seus problemas com a lei, com drogas e com a família e, obviamente, falando sobre como George mudou sua perspectiva de vida.
Veja fotos da dupla e algumas obras de John!