Na Califórnia, cães violentos são ressocializados por condenados à prisão perpétua
No início deste ano, a Karma Rescue, uma organização sem fins lucrativos no sul da Califórnia, responsável por salvar cães considerados perigosos de instituições onde seriam abatidos, criou em parceria com o governo do estado um programa de interação entre estes animais e detentos condenados à prisão perpétua.
A instituição que existe desde 2003, já salvou a vida de mais de 2 mil cães ressocializando-os e deu a oportunidade aos prisioneiros de bom comportamento de ajudar na missão de treinar os cães para aumentar suas chances de adoção.
Foram 12 semanas de convívio. Os detentos receberam orientações de adestradores e voluntários da organização sobre como deveriam agir com os cães. 16 presos participaram do projeto e após ajudarem na reabilitação dos cachorros, todos assistiram orgulhosos os animais receberem a certificação que garante que estão prontos para o convívio com as pessoas.
As famílias que adotaram os cachorros receberam um desenho feito à mão pelo detento que ajudou na reabilitação do animal.
O trabalho de treinamento dos cães do projeto deu aos presos a oportunidade de contribuir novamente com a sociedade. Com a consciência sobre o quanto podem ser úteis mesmo estando detidos, muitos disseram terem conseguido resgatar sua dignidade.
O projeto terá prosseguimento com mais cães sendo treinados pelos detentos ainda neste mês.