Para diminuir preconceito contra a raça, fotógrafa cria ensaio delicado com pitbulls
Infelizmente muita gente pensa que cães da raça pitbull são perigosos, violentos e donos de um temperamento imprevisível. Para desmistificar essa fama de maus, a fotógrafa americana Sophie Gamand criou o ensaio “Poder das Flores – Pitbulls da Revolução” com cães que foram resgatados por abrigos em Nova York (EUA) e aguardam por adoção.
Usando tiaras de flores na cabeça no maior estilo hippie dos anos 60 e 70, os cães ganharam uma aparência encantadora e inofensiva: “Eu decidi tomar o outro caminho e retratá-los como hippies, personagens inspirados em contos de fadas, femininos e sonhadores”, explica Sophie.
A fotógrafa admite que também tinha preconceito contra a raça: “Esse projeto começou como uma desculpa para descobrir o que eu sentia pelos pitbulls. Como muitas pessoas, eu admito que tinha preconceito contra eles. Mas, como voluntária ativa em grupos de resgate, muitas vezes eu tive contato com esses cães e, lentamente, fui descobrindo a sua natureza doce. Decidi então enfrentar os meus receios e explorar o lado mais suave desses cães de uma forma visual criativa”, relata Sophie.
Todos os anos, 58% das eutanásias de cães nos Estados Unidos são de pitbulls.