Após viver 50 anos preso e maltratado, elefante chora ao ser resgatado
Raju com lágrimas escorrendo de seus olhos ao perceber que seria resgatado
Raju é um elefante que vive na Índia e passou 50 anos de sua vida preso em jaulas minúsculas e sendo usado para carregar turistas e transportar objetos pesados. Capturado quando ainda era apenas um filhote, Raju sofreu muito nas mãos de seus algozes.
Ele vivia preso por correntes pontiagudas que feriam suas patas e desenvolveu artrite crônica, pois para não se ferir, Raju passou a não se movimentar. O elefante apresentava sinais de ter sido espancado e estava faminto. Segundo veterinários que o atenderam, o animal chegou a comer papel e plástico para amenizar a fome.
No último dia 3, finalmente a história do elefante começou a mudar. No meio da note, ambientalistas da ONG Wildlife SOS UK sob apoio do Departamento Florestal do estado indiano de Pradesh Uttar e da polícia, foram resgatar Raju. O proprietário do animal e outras pessoas tentaram impedir a entrada do caminhão que fez o resgate, mas felizmente não conseguiram.
LEIA TAMBÉM: Cuidadora canta canção de ninar para elefante traumatizado por maus-tratos
Raju levou algum tempo para entender que aquelas pessoas estavam ali para ajudá-lo – após tantos anos aprendendo que seres humanos ferem, difícil acreditar que algum é diferente. Quando conquistou sua confiança, a equipe o levou para o caminhão e durante o resgate, voluntários disseram ter visto lágrimas escorrendo de seus olhos.
Pooja Binepal, que fez parte do resgate, disse todos ficaram espantados ao ver as lágrimas descerem pelo rosto do animal durante o resgate:
“Os elefantes não são apenas animais majestosos. Eles são altamente inteligentes e capazes de demonstrar sentimento de tristeza. Por isso, podemos imaginar o quanto meio século de tortura representa para ele.”
Os elefantes têm um enorme hipocampo, estrutura cerebral no sistema límbico do cérebro, que é importante para o processamento de emoções. Por isso são profundamente emocionais e inteligentes e apresentam uma grande variedade de comportamentos, incluindo aqueles associados com dor, autoconsciência, memória e linguagem.
Os ambientalistas acreditam que Raju nasceu em ambiente selvagem e tenha sido capturado com poucos meses de vida por caçadores, sendo vendido como um elefante trabalho. Segundo Binepal, este é um tipo de captura extremamente cruel.
“Estes caçadores fazem com que as mães conduzam o rebanho até armadilhas pequenas o suficiente para que os filhotes caiam dentro delas. Quando isso acontece, a mãe chora por seu bebê durante dias. É um comércio revoltante”, contou.
Agora Raju viverá no santuário Centro de Conservação e Manejo de Mathura, onde moram outros elefantes. Ele está sendo alimentado para que recupere a forma saudável e veterinários estão cuidando de suas feridas.
Esperamos que de agora em diante, Raju tenha a vida digna e feliz que ele merece.