Elefante atingida por mina terrestre perde perna e ganha prótese
Os elefantes são grandes estrelas em nosso site e sempre nos encantam com histórias emocionantes. Já falamos de Raju que chorou após ser resgatado de um local onde fora maltratado por 50 anos, também mostramos a reação de uma família de grandalhões ao brincar na chuva pela primeira vez e ainda a cuidadora que canta canções de ninar a um elefantinho traumatizado.
Agora apresentamos a história de Mocha. Em 2007, quando tinha apenas sete meses de vida, a elefantinha pisou em uma mina terrestre em Mianmar, perto da fronteira com a Tailândia, e perdeu uma das patas dianteiras.
Ela foi levada para a instituição Amigos do Elefante Asiático em Lampang, Tailândia, para se recuperar. Depois de totalmente curada, a equipe da instituição instalou uma prótese em Mosha que permite ao animal levar uma vida normal, e só é retirada quando ela descansa.
Quando vê o cuidador se aproximar com a perna mecânica, Mosha já levanta, ansiosa para colocá-la novamente. Sua perna é ajustável e a acompanhará durante toda sua vida. Elefantes vivem cerca de 60 anos, Mosha está com apenas sete.
Criada em 1993, a fundação é mantida apenas por doações e já tratou de 2.226 elefantes feridos.
Veja no vídeo como Mosha caminha normalmente com sua perninha mecânica e saiba como funciona a instituição que a acolheu.