Gato prevê 50 mortes em casa de repouso nos Estados Unidos
Um gato chamado Oscar conseguiu prever 50 mortes em uma casa de repouso especializada em cuidar de pessoas com demência severa em Rhode Island, Estados Unidos. Ao perceber que um paciente está prestes a morrer, ele se deita na cama junto com o doente.
Adotado ainda filhote, o felino passa os dias passeando pelos corredores do hospital e raramente fica mais do que poucos minutos com uma pessoa – exceto aquelas que têm apenas poucas horas de vida. Se alguém o mantém fora do quarto de um moribundo, Oscar fica arranhando a porta até deixarem que ele entre.
Para testá-lo, certo dia enfermeiras colocaram Oscar ao lado de um paciente que elas pensavam estar morrendo. O gato saiu correndo e ficou ao lado de outro paciente. E ele provou estar mais certo do que as enfermeiras. O primeiro paciente se recuperou enquanto o outro morreu algumas horas depois.
Os médicos do hospital confiam tanto na habilidade de Oscar que, assim que o gato pula e deita na cama de um paciente, eles avisam a família do mesmo. Alguns parentes de falecidos disseram estarem confortados pela ideia de que o gato estava com seus parentes na hora em que eles morreram.
Médicos que observaram o gato durante cinco anos, viram que ele raramente errava, muitas vezes até provava que eles estavam errados ao supor que o paciente em questão estava bem. A história do dom do felino virou livro publicado por um dos médicos da instituição, o geriatra David Dosa.