Peixinho dourado passa por cirurgia para retirada de tumor na cabeça
George, um peixinho dourado de 10 anos, foi internado no Lort Smith Animal Hospital, em Melbourne, na Austrália, para se submeter a uma cirurgia para retirada de um tumor em sua cabeça.
Operado pelo chefe da equipe de veterinários de animais exóticos e vida selvagem, Tristan Rico, George não conseguia nadar nem comer corretamente e estava sofrendo bastante.
“Dei à proprietária as opções de tentar retirar o tumor ou sacrificá-lo”, disse o médico em entrevista a um jornal local.
A dona optou pela cirurgia que incluiu colocar o peixe sob anestesia geral, o que levou cerca de 45 minutos.
Segundo informações do Lort Smith Animal Hospital , publicadas na página oficial do Facebook, para que a cirurgia fosse possível, Rico precisou usar três baldes adaptados: um com uma dose de anestésico capaz de deixar o peixe inconsciente; outro para manter o nível do anestésico; e o último com água limpa, usado como unidade de recuperação.
“É um procedimento muito trabalhoso, e você tem que ter muito cuidado com a perda de sangue”, explicou.
Assim que George dormiu, os veterinários colocaram um tubo na sua boca, ligado ao balde de manutenção do nível de anestésico, e começaram a trabalhar rapidamente para remover o tumor, que era considerado grande para o tamanho do animal. Para controlar a hemorragia durante o procedimento, Rico usou uma esponja de gelatina.
Na hora de fechar a abertura, o doutor Tristan teve fazer quatro suturas, usando cola de tecido.
Finalizado o procedimento, George foi direto para o terceiro balde, com água limpa, e recebeu oxigênio. O peixinho ainda recebeu remédios para dor e antibióticos. Passada a cirurgia, ele começou respirar por conta própria e a nadar ao redor do balde.
Fontes: UOL e The Sidney Morning Herald